Dica,  Dota 2

GLOSSARIO DO DOTEIRO: ENTENDENDO AS SIGLAS E EXPRESSÕES DO DOTA

Por diversas vezes jogadores novatos podem se deparar com as dificuldades decorrentes do grande número de expressões e termos em inglês. Pra quem não domina o inglês ou está acostumado com outros jogos do gênero isso pode tornar o desafio de jogar Dota, que já não é dos mais fáceis, ainda maior. Diante dessa situação, esse post tem por objetivo tentar esclarecer a maior parte desses termos e facilitar e agilizar a comunicação durante as partidas.

Se existe alguma expressão que você acredita que está faltando ou que você deseja saber o que significa, contate-nos e adicionaremos ao Glossário!

ABCD – EFGHIJKLM

N – OPQRSTUVWXYZ


A

AA
Abreviação para o herói Ancient Appartion.

AC
Abreviação para o item Assault Cuirass.

AI
Abreviação para Inteligência Artificial (Artificial Intelligence).

AM
Abreviação para o herói Anti-Mage.

Aggro
Abreviação para agressão. A agressão programada por unidades controladas por IA como torres e creeps. Significa obter a atenção de uma unidade hostil particular.

Ex: “Eu estou com o aggro” significa que uma unidade inimiga está focando em atacar você.

Ancient
Estrutura de cada um dos times que define a derrota ou vitória da equipe. O objetivo principal é destruir a do inimigo antes que ele destrua a sua.

AoE
Área de Efeito (Area of Effect). Se refere a usar uma spell, ataque ou efeito que afeta uma área em torno de um ponto.

Ex: Dragon Slave é uma magia AoE.
Também é usado para se referir ao tamanho da área de atuação de uma spel/ataque/efeito.

Ex: Reverse Polarity afeta inimigos em um raio de 410, ou seja ela tem uma AoE de 410 ou 410 de AoE.


B

B
Abreviação de “Back” ou “Get Back” que significa “volte”. É usado para pedir que recuem. Um jogador que escreve “b” geralmente está sugerindo pra todos correrem ou recuarem.

BAT
Abreviação para Base Attack Time, o que determina quanto  uma unidade com 0% de bonus de attack speed e 0 de agilidade tem que esperar para realizar um segundo ataque. Valores mais baixos de BAT permitem que o ataque aconteça mais rápido. A maior parte dos heróis possui BAT de 1,70. É melhor ter um BAT baixo que um alto.

Também pode ser abreviação para o herói Batrider.

Barracks
Também chamadas de barracas, são estruturas encontradas em cada uma das lanes para cada um dos times que, quando destruídas, fornecem upgrades para as creeps dos times que as destruíram. Podem ser barracas melee ou ranged.

BB
Acrônimo para o herói Bristleback ou para a ação de “Buy Back” ou se comprar de volta. O Buy Back pode ser usado quando um herói morreu mas tem dinheiro o suficiente para realizar a compra de um spawn imediato. Após utilizado, o Buy Back demora 7 minutos para tornar-se disponível novamente quando utilizado.

BD
Abreviação para Backdoor. É o ato de se teleportar ou entrar furtivamente na base inimiga para destruir determinadas estruturas entrando “pela porta dos fundos”, sem uma abordagem direta como seria esperado. Existe uma proteção de Backdoor que é ativada para todas as estruturas (exceto as torres T1) após 15 segundos da última creep sob alcance da proteção. Quando isso acontece as unidades que a atacarem darão apenas 75% de dano (25% se ilusões) e a estrutura obterá um buff no qual ela recuperá 90 HP/s. É possível destruir uma estrutura sob proteção se existir dano o suficiente para isso.

BH
Abreviação do nome do herói Bounty Hunter.

BKB
Acrônimo para o item Black King Bar. Esse item garante imunidade mágica.

Bot ou Bottom(Btm)
Se refere a lane de baixo do mapa. Para os Radiant é a lane conhecida como safe lane. Para os Dire é a lane conhecida como hard lane ou offlane. Bot também pode significar um herói controlado pela AI.

BoT, BoTs
Abreviações para o item Boots of Travel.

Bottle Crow
Trata-se de entregar o bottle ao courier, e então enviá-lo de volta para a base para enchê-lo novamente e por fim devolvê-lo ao seu dono. Isso mantém o jogador com HP e MP saudáveis, e pra isso eles não precisam perder nenhum xp/gold da lane por encherem por si mesmos. Observe que quando o bottle está completamente vazio, isso deixa o courier 30% mais lento, e o ato de fazer bottle crow pode atrapalhar jogadores aliados já será mais difícil para eles utilizar o courier para entregar seus próprios itens enquanto o courier faz essas viagens.

BRB
Acrônimo para “Be Right Back”, que significa “volto já”.

Buff
Uma spell ou efeito beneficial em atuação em uma ou mais unidades.

Burst ou Burst Damage
Se refere a uma grande quantidade de dano efetuado em um período curto de tempo. Normalmente envolve o uso de nukes.

BS
Acrônimo para Bloodseeker.


C

Camp
São os locais onde as creeps neutras nascem na jungle.

Cancer
Apelido dado ao herói Phantom Lancer pelo fato dele se multiplicar como câncer. Também pode ser chamado de Cancer Lancer ou Phantom Cancer.

Carry
Um tipo de herói que pode sobrepujar o time inimigo no late game. Esses heróis tendem a crescer bem com ouro e experiência, e requerem uma grande quantidade de ouro e xp para alcançarem o sucesso.

Caster
Se refere a pessoa que comenta e narra o que está ocorrendo numa partida. Como um narrador esportivo.

CC
Significa Crowd Control ou controle de multidão. São Disables em geral. Heróis com bom CC são considerados heróis com vários disables.

CD
Pode significar Cooldown, ou o modo de jogo Captain’s Draft.

Chicken or Chick
Se refere ao Animal Courier.  No Dota 1 originalmente o courier era uma galinha.

CK
Acrônimo para o herói Chaos Knight.

CM
Acrônimo para a Crystal Maiden ou para modo de jogo chamado de Captain’s Mode.

Cooldown (CD)
Um período de tempo que deve ser esperado antes que uma spell, habilidade ou item possa ser usado novamente.

Courier
São unidades controladas pelo jogador capazes de levar e trazer itens, para evitar que o jogador tenha que esperar até o próximo retorno à base para obtê-los. É a única unidade que por padrão é controlada por todos no time.

Creeps
São a principal fonte de gold e xp no Dota. Creeps são controladas pela IA e podem ser de dois tipos: Creeps da lane, que pertencem a um determinado time, ou creeps neutras que se encontram nos camps da jungle.

Crow
Se refere ao Flying Courier, que é o upgrade do courier convencional para um modo voador, que ignora limitações de terreno e é consideravelmente mais rápido

CS
Abreviação para Creep Score (ou saldo de creeps), a quantidade e last hits que o jogador possui, ou o total de last hits e denies que o jogador tem. No Dota 1, digitar -cs mostraria ao jogador sua contagem de last hits e denies.

CW
Abreviação para Clockwerk.


D

Damage Output
Numa tradução literal seria “saída de dano” ou “produção de dano”. Se refere a quantidade de dano que determinado herói, magia ou efeito pode causar como um todo. Muitas vezes é usado para comparar a capacidade de damage output de dois times quando um deles tem bons heróis de controle e, embora consiga impedir os oponentes de utilizar habilidades, não consegue causar a eles uma quantidade de dano suficiente para vencer uma teamfight, nesse caso tendo um damage output baixo.

DD
Runa de Double Damage que multiplica seu dano por dois.

Debuff
Uma spell ou efeito colocado em uma ou mais unidades que a prejudica de alguma maneira. É o oposto de buff.

Deny
Significa matar uma unidade aliada, herói ou estrutura de maneira a prevenir que o inimigo obtenha gold e experiência que ele fornece. Você pode atacar manualmente suas próprias creeps se seu HP estiver abaixo de 50% e suas torres se estiverem abaixo de 10% e heróis abaixo de 25% do HP se estiverem sob o efeito de determinados DoTs.

Detection
Também chamado de detecção. Refere-se a itens e habilidades com a capacidade de revelar unidades invisíveis. Muito usado quando algum jogador deseja lembrar ao demais que é necessário detecção para algum herói que representa perigo.

DGU
Significa “Don’t give up” ou “não desista”.

Disable
Um termo genérico para qualquer spell, habilidade ou efeito que impede um herói inimigo de se mover, usar magias, e/ou atacar, deixando-o desamparado por um curto período de tempo ou em geral impedindo suas habilidades de funcionarem.

DoT
Significa Damage over Time, ou dano por tempo, geralmente abreviado como DoT ou “dot”, se refere a um efeito aplicado que repetidamente causa dano num intervalo regular por uma duração específica. O exemplo clássico disso seria Poison Nova do Venomancer.

DP
Acrônimo para o herói Death Prophet.

DPS
Acrônimo para damage per second ou dano por segundo, uma medida de dano causado por um herói ou unidade à cada segundo. Geralmente se referem a heróis com um damage output consistente durante um período ao invés de heróis com alto burst damage.

Drop
Significaria literalmente soltar alguma coisa. Normalmente é utilizada para a ação de tirar algum item inventário e jogar no chão ou de algum item ter aparecido no chão após a morte de alguma unidade.


E

Easy lane
Também chamada de safe lane.

ES
Acrônimo para os heróis Earthsaker, Ember Spirit ou Earth Spirit.

ET
Acrônimo para o herói Elder Titan.

Exp
Abreviação para experiência, o recurso usado por heróis para obter levels, levels de skills, e aumentar seu poder durante o jogo.


F

Fade Time
O tempo que leva para uma unidade se tornar completamente invisível ao ativar uma habilidade de invisibilidade.

Farm or Farming

O processo de lentamente obter ouro e experiência matando creeps inimigas. Essa tática é normalmente lenta e tediosa, mas frequentemente é requerida para Carriers para atingir seu máximo potencial.

Flash farming
Um sub-tipo de farm no qual você farma todas as creeps da sua lane até a creep inimiga e em seguida se limpa as creeps da jungle. É considerado o método mais rápido e eficiente de farm. No entendo isso também permite que o inimigo farme as creeps livremente próximo a sua torre e ainda pode ser arriscado, já que se posicionar próximo a torre inimiga te torna um alvo fácil para ganks, ou o inimigo sabe exatamente onde você vai estar num camp próximo a lane tankando creeeps e perdendo vida, etc.

FB
Acrônimo para First Blood, a primeira morte do jogo. O First Blood fornece mais 150 de gold que o normal, o que normalmente acaba sendo algo em torno de 359 de gold.

Feeder
Um jogador que “alimenta” o time inimigo com ouro e experiência por morrer várias vezes.

FF
Significa “forfeit” e é uma maneira de dizer que desistiu do jogo.

Fortification
O Glyph of Fortification ou Glifo de Fortificação é um botão que fica no canto direito inferior da tela que concede à todas as estruturas aliadas invulnerabilidade por 5 segundos e tem 5 minutos de cooldown.

Fog of War
Se refere a parte do mapa que está obscurecida e pode ser traduzido como “neblina de guerra”. Se você não pode ver uma área, então diz se que ela está no fog. A maior parte do mapa fica sob o efeito do fog.

FoW
Acrônimo para Fog of War.

Furion
Abreviação de Malfurion Stormrage, o nome do Nature’s Prophet no DotA 1.


G

Gank
É a abreviação para “Gang Kill” ou “morte em gangue”.  É uma estratégia onde um grupo de heróis se junta para tentar obter uma morte em um determinado jogador, normalmente fora de posição no mapa.

Gem
Ou em português “gema” é um item que serve para fornecer detecção permanente de heróis invisíveis por meio de visão verdadeira. A gema é dropada no chão quando seu portador morre, ficando disponível para qualquer um obtê-la.

gg
Significa “good game” ou “bom jogo”. É dito pelos dois times quando alguém está vencendo ou perdendo o jogo e a partida está perto do fim, ou quando um jogador desiste ou clama vitória. Em geral em partidas profissionais quando alguém escreve “gg” essa pessoa está afirmando que já não há mais como vencer a partida e que seu time desiste.

ggwp
Significa “good game, well played” ou “bom jogo, jogou bem”. É usada de uma maneira semelhante a “gg”, mas isso também parabeniza o time adversário por ter jogado com destreza.

glhf
Significa “good luck have fun” ou “boa sorte, se divirta”. Usualmente é dito no começo de uma partida para encorajar os outros jogadores ou para ser cortês.

Gold
Ou também chamado de ouro, é a unidade monetária do Dota 2. Tudo é comprado com gold.


H

Harass
É o ato de continuamente desferir ataques e usar skills contra o seu inimigo, mantendo-o com HP baixo e forçando-o a utilizar itens de regeneração.

Hard Carry
Um tipo de herói carrier que cresce incrivelmente com itens e requer uma quantidade substancial de farm pra ser efetivo. Exemplos disso são o Anti-Mage e a Spectre. Hard carriers usualmente são mais fracos que outros semi-carriers ou não-carriers nos estágios iniciais do jogo, quando eles não tem bons itens.

Hard Lane 
É a lane para cada um dos times onde as creep waves se encontram o mais longe da torre, fazendo essa lane mais suscetível a ganks. (top lane para os Radiant e bottom lane para os Dire).

Heal
Significa curar. Frequentemente usado quando se solicita a cura para algum aliado com essa capacidade.

HH
Acrônimo para o item Heaven’s Halberd, que desarma inimigos.

HP
Abreviação para Health Points ou pontos de vida. São a unidade de vida do jogo, frequentemente representada por uma barra verde, amarela ou vermelha, indicando o nível de saúde do herói.


I

Imba
É uma abreviação para “Imbalanced” ou “desbalanceado”. Indica algo que é tão poderoso que quebra o equilíbrio do jogo.
Ex: “Lina é imba” significa que a Lina não pode ser facilmente parada, sendo comparavelmente desbalanceada do resto.


J

Jungle
É a área de floresta entre as lanes onde se encontram vários camps de creeps neutras e em geral não se tem visão. Além disso a jungle permite acesso mais rápido a pontos estratégicos como torres, rio, Roshan, etc.

Jungling ou fazer jungle
É o processo de matar creeps neutras nas árvores entre as lanes.

Jungler
É um herói capaz de fazer jungle desde o level 1, normalmente por alguma combinação de: ou reduzir ou evitar muito o dano sofrido pelo herói, ou tendo alguma maneira de sustentar o HP, ou tendo alguma habilidade AoE que limpa as creeps mais rapidamente ou ainda unidades para causar dano e ao mesmo tempo sustentar o dano das creeps neutras.


K

Kite ou Kiting
Veja também Pull. É uma técnica onde o herói obtem a atenção de uma unidade hostil para atraí-los ou afastá-los. Também pode ser usado para um período onde repetidamente se ataca e corre, no qual o atacante fica fora do alcance para ser revidado.

KotL
Refere-se ao herói Ezalor, the Keeper of the Light.

KS
Pode igualmente significar “kill steal” – “roubar uma morte” – ou, usualmente uma piada, “kill secure” – “assegurar a morte”. O primeiro se refere ao ato de um herói roubar a morte que outro herói teria causado sozinho. O segundo se refere quando um herói assegura a morte em um herói importante quando o outro herói não poderia tê-lo feito sozinho. O último as vezes é usado de maneira trocada com o primeiro na forma de brincadeira.


L

Long lane
Um sinônimo para Hard Lane.

Lothars or Lothars Edge
O nome antigo o item Shadow Blade no Dota 1.


M

Mana
Mana é frequentemente representada por um fluido azul. É a força-motriz das magias. Pode ser definida como uma quantidade total disponível de poder que pode ser usada. Recupera-se ao longo do tempo.

Mid
A trilha do meio das três lanes do mapa.

Micro
Micromanagement ou Microadministração. Se refere a (eficientemente) controlar e utilizar múltiplas unidades, itens e habilidades em rápida sucessão. Uma micragem ruim pode resultar em várias unidades se tornarem obstáculos ou uma deficiência ao invés de uma habilidade ou com combos sendo desperdiçados e/ou usados em situações erradas, enquanto uma boa pode facilmente dominar um inimigo em segundos. Meepo, Invoker e Chen são bons exemplos de heróis que exigem boa micragem.

Miss or MIA
Menciona que um herói em particular sumiu e provavelmente está se preparando para um gank. É importante para auxiliar jogadores em outras lanes a se prepararem e se protegerem. Muitas vezes é impossível monitorar ao mapa o tempo todo e segundos podem fazer toda a diferença. MIA significa “missing in action”

Ex: “Earthshaker miss” significa que o Earthshaker não está visível para o time.

MKB
Abreviação para o item Monkey King Bar.

MP
Abreviação para Mana Points ou Pontos de Mana, é o valor numérico do total de mana disponível ou de mana gasto por uma spell ou item.

MS
Abreviação para Movement Speed, ou “velocidade de movimento”. É a velocidade com o herói se desloca no mapa.


N

Necro
Pode se referir ao herói Necrophos ou ao item Necronomicon.

Neutral
São as creeps neutras do jogo, ou seja, aquelas que não pertencem a nenhum dos times e atacarão quaisquer unidades das duas facções que entrarem em seu alcance.

Nuke
Uma magia cujo propósito é causar uma grande quantidade de dano imediatamente.


O

Offlane
Um sinônimo para hard lane.

OD
Abreviação para o herói Outworld Devourer.

OOM
Significa “Out of mana” ou “estou sem mana”, indicando que o herói está incapaz de utilizar qualquer habilidade por não ter mais mana.

Orb Effect
O mesmo que UAM (Unique Attack Modifier).

Orb Walk
É a técnica de utilizar seu UAM ou Orb Effect para fazer harass no inimigo, enquanto anda na direção dele, ganhando distância em relação ao alvo ao mesmo tempo que não obtém o aggro das creeps.


P

P
Abreviação para pushar uma lane ou pausar o jogo. Jogadores que dizem “p” estão ou sugerindo ao time que push uma lane inimiga ou pedindo por um pause.

PP
Abreviação para “Pause please” ou “pause por favor”.

PA
Abreviação para o herói Phantom Assassin.

Pet
Uma criatura que um herói pode invocar ou converter para o seu lado. Por exemplo, os Eidolons são exemplos de pets do herói Enigma.

PL
Abreviação para o herói Phantom Lancer.

PotM
Abreviação para o herói Mirana, the Princess of the Moon.

Proc
É um termo curto para “Programmed Random Occurence” ou “Ocorrência Aleatoriamente Progamada”. Se refere ao gatilho de ativação de efeitos, seja sua ocorrência aleatória (como por exemplo críticos durante um ataque) ou regular (como Quill Spray do Bristleback que é ativado à cada 250 de dano recebido). Quando esses efeitos são ativados ou processados diz-se que ocorreu um proc. A taxa de ocorrência desses efeitos é denominada “proc rate”.

Pull ou Pulling
É uma técnica onde um herói obtém a atenção de uma unidade hostil e a força a segui-lo.

Push
Trata-se do ato de avançar uma lane em direção a torre do inimigo, com o objetivo de destruí-la e abrir caminho em direção a base adversária.


Q

QoP
Abreviação para o herói Queen of Pain.


R

Rat
Uma estratégia na qual os heróis evitam batalhas de 5 heróis, e focam em pushar outras lanes

Rax
Abreviação para Barracks ou barracas. Pode significa ainda levar barracas inimigas – “fazer rax”.

Recrow
Usado para dizer para o jogador utilizar o courier novamente após ele ter realizado uma de suas tarefas ou entregas. Como o courier só pode realizar uma tarefa para um player por vez, isso é usado para lembrar ao jogador que o courier está disponível agora.

Reuse
O mesmo que recrow.

Ricer
Um jogador que passa a maior parte do tempo farmando e cujo objetivo principal é se tornar extremamente forte quando ele terminar de farmar.

Ro3
Abrevisação para Roshan, normalmente usado por jogadores Chineses.

Roamer
Um herói que transita entre lanes, especialmente no começo do jogo, de formar a gankar heróis inimigos ou defender aliados.

Roshan or Rosh
Roshan é uma creep neutra muito difícil de matar que dropa um item chamado Aegis of the Immortal quando morto. Aparece no começo do jogo e renasce num tempo aleatório entre 8 e 11 minutos após morrer.

RP
Abreviação do ultimate do herói Magnus, Reverse Polarity.

Rune ou Runa
São fontes de magia especiais que aparecem à cada 2 minutos nos dois lados do rio. Podem fornecer o dobro de dano, mais velocidade de movimento, invisibilidade, ilusões etc.


S

Safe lane
A lane de cada time onde as creep waves se encontram próximas a torre, fazendo que o farm seja mais fácil e menos arriscado para aqueles na lane (a lane do canto inferior direito para os Radiant e a lane do canto superior esquerdo para os Dire).

SB
Abreviação para o herói Spirit Breaker ou o item Shadow Blade.

Scale
Ou escalar, trata-se da habilidade de itens e heróis de se manterem em progressão de evolução de efetividade durante o jogo. Frequentemente usado para descrever heróis que são fracos no início do jogo, mas que se tornam mais fortes, escalam, ao fim da partida. Também usado como “crescer”.

SF
Abreviação para o herói Shadow Fiend.

Sheepstick
Refere-se ao item Scythe of Vyse que desde o Dota 1 torna o alvo em uma ovelha (sheep).

Short lane
O mesmo que Safe Lane.

Silence
Uma habilidade que impede que os alvos utilizem skills e certas habilidades.

Skill
Qualquer habilidade ou magia disponível no jogo é chamada de skill. Pode ser ativável ou passiva. Muitas vezes também é referida como a habilidade individual de um jogador.

Slow
Uma habilidade que retarda o inimigo, muitas vezes impedindo-o de fugir ou realizar uma investida. Essencial contra heróis de alta mobilidade. É considerado um disable.

SK
Abreviação para os heróis Sand King, Skeleton King (Wraith King) e Soul Keeper (Terrorblade).

Skill shot
Uma habilidade que requer uma mira e tempo adequados para acertar um inimigo. Alguns exemplos seriam Powershot e Sacred Arrow.

SM
Abreviação para o herói Skywrath Mage.

SnY
Abreviação para o item Sange and Yasha.

Solo
O ato de controlar, pushar, ou farmar uma lane sozinho. Um jogador pode usar a expressão “solo” para prevenir que outros jogadores apareçam ou farmem na mesma lane.

SS
Veja também Miss. Menciona que um herói em particular sumiu e provavelmente está se preparando para um gank. É importante para auxiliar jogadores em outras lanes a se prepararem e se protegerem. Muitas vezes é impossível monitorar ao mapa o tempo todo e segundos podem fazer toda a diferença.

Ex: “Earthshaker ss” significa que o Earthshaker não está visível para o time.

Também pode ser uma abreviação para os heróis “Shadow Shaman” e “Storm Spirit” ou para o ultimate de um herói – “special skill / super skill”.

Stacking
Uma técnica que permite acumular um grande número de creeps neutras de uma só vez.

Static Farm
É o ato de farmar uma lane mantendo-a estática, controlando o equilíbrio na lane, fazendo com que existam sempre as mesmas quantidades de creeps em cada lado, de modo que as waves sempre se encontrem no mesmo ponto. É o método mais seguro de farm quando realizado próximo a uma torre.

Spammar
Utilizar uma magia ou habilidade várias vezes, com a intenção de causar muita dano a uma determinada unidade inimiga.

Spawn
Quando uma unidade nasce em determinado local e momento o processo é chamado de spawn.
Ex: As creeps spawnam à cada 30 segundos de cada lado do mapa.

Spell
As magias são chamadas de Spells. Em geral são ativáveis.

Squishy
Um herói que pode aguentar relativamente pouco dano ou injúrias antes de morrer. O oposto de tanker.

Suicide lane
O mesmo que hard lane.

Summoner 
Um herói cuja função primária é invocar (summon) ou controlar pets.

Support
Um herói cuja função primária é ajudar seu próprio time através  de heals, buffs, detecção, ou sabotando o time inimigo por meio de disables, slows ou debuffs.


T

TA
Abreviação para o herói Templar Assassin.

Tank
Um herói que pode suportar uma grande quantidade de dano e injúrias antes de morrer.

TB
Abreviação para o herói Terrorblade.

Teamfight
Ou lutas / brigas, são as disputas entre os times durante a partida, onde ocorrem várias mortes e uso intensivo de magias.

Throw
Também chamado de “entregar o jogo”, significa perder uma partida apesar do time que perdeu ter uma quantidade de substancial de vantagem em determinado ponto.

Throne
Ou trono, também conhecido como Ancient. Vem do Dota 1, onde o Ancient dos Dire originalmente era um trono congelado.

Top 
Refere-se a top lane do mapa. Para os Radiant é a lane também conhecida como hard lane ou offlane. Para os Dire é a lane conhecida como safe lane. Fica localizada no caminho superior esquerdo.

TP 
Acrônimo para Scroll of Town Portal.

True Sight
Também chamada de “visão verdadeira”, significa um tipo de visão na qual revela qualquer coisa invisível que estiver sobre seu alcance. Torres, a Gem of True Sight, Sentry Wards, Dust of Appearance e algumas habilidades de alguns heróis (como Amplify Damage do Slardar e Lightning Bolt do Zeus) todas provêm true sight.


U

Ulti ou Ultimate
Skill que tem apenas três níveis e é considerada uma skill especial, mais poderosa que as demais e pode ser pega nos levels 6, 11 e 16.

Unique Attack Modifier
Também chamado de UAM, Orb Effect (resquício do Dota 1) ou Modificador Único de Ataque são, como o nome diz, modificadores do ataque normal dos heróis, conferindo características especiais como dreno de vida, dreno de mana, redução de armadura, etc. Uma regra geral diz que um herói pode ter apenas um UAM por vez, mas existem várias exceções maneiras diferentes com as quais eles interagem entre si.


W

Wards
São itens consumíveis que podem ser colocados em qualquer lugar do mapa e fornecem visão por 7 minutos. Podem ser dos tipos “observer” e “sentry”.

Wave
Uma leva ou grupo de creeps que nasce à cada 30 segundos em um os lados do mapa é chamada de wave.

WD
Abreviação para o herói Witch Doctor.

Wipe
O ato de um time inteiro morrer de uma só vez. Fazendo uma “limpa”.

WP
Abreviação para “Well Played” ou “jogou bem”. Em geral utilizado quando alguém faz uma boa jogada ou quando o jogo está terminado para dizer que o time adversário jogou bem, usada juntamente com “gg”.

WR
Abreviação para o herói Windranger.

WW
Abreviação para Wind Walk, às vezes generalizado para heróis que ficaram ou podem ficar invisíveis. (através de runas, itens ou buffs).


X

XP
Abreviação para experiência, um valor requerido para aumentar der níveis no Dota e é obtida através da morte de unidades.

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: